terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

A ausência de prática esportiva nas escolas



O esporte nunca foi levado a sério no Brasil .

As escolas não se preocupam mais com essa “matéria”  , e destaco  a falta de responsabilidade de nossos governantes com relação a um problema , que acaba atraindo outros problemas para a nossa sociedade .
E nossos jovens acabam atraídos por tudo aquilo que lhe é apresentado . A maioria das vezes , coisas ruins .
Nos aos 80 , mesmo que não fosse o ideal para o jovem , as escolas investiam na formação de atletas , e as atividades esportivas não se limitavam à somente “ jogar bola na quadrinha” , ou fazer aquela “ corridinha” nos arredores das escolas .
Eram 3 aulas de duas horas por semana , e praticávamos Salto em distância , corrida de 100 e 800 metros , jogávamos handebal , basquete , e antes dessas atividades tínhamos um aquecimento que era “puxado” . E de várias turmas que freqüentei , muitos se tornaram representantes nos jogos escolares , regionais  e outros .
Chegávamos com alegria para a Educação Física . Dava gosto interagir com aquela turminha e posteriormente perceber o resultado e o bem que aquilo nos proporcionava .

Infelizmente não temos mais essa preocupação de inserir ou estimular o aluno para a prática esportiva . Claro que não é culpa do Professor ou direção da escola . É falta de planejamento , vontade , e de uma política pública esportiva séria . Necessitamos urgente resgatar o espírito esportivo de nossos jovens .

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Cobertura esportiva : Minha Paixão !





“Como o votorantinense é apaixonado por esporte”

Foi a primeira observação  que fiz quando estreei pelo canal 10  , trocando 15 anos de dedicação ao rádio FM , por um programa de televisão que debatia futebol as segundas feiras . 
Foi amor à primeira vista . Desde o primeiro programa , pensei : “encontrei as pessoas e o lugar que buscava ,  amei tudo isso”.

A oportunidade que desejava , almejava . Falar de esporte e divulgar suas ações para uma significativa audiência dentro de uma Tv a cabo , mudou minha vida e desde então comecei a pesquisar e abrir espaço para atletas , equipes , desportistas , comentaristas  .

A cada programa foi aumentando o meu interesse de contribuir com um público desportivo que em vídeo carecia de mais informações sobre o que estava acontecendo no meio esportivo , quais modalidades a cidade apoiava ,quais atletas representavam a cidade ,  quais campeonatos estavam em andamento , e quais eram os investimentos aplicados no Esporte da cidade .

Daí percebi a  necessidade de ampliar a divulgação através dos eventos esportivos e expandir a cobertura jornalística esportiva . Trazer as imagens , os gols ,os jogos ,  a performance dos jogadores e atletas da cidade para o vídeo , além dos comentários e das agendas esportivas comentadas no programa foi a decisão mais acertada da Tv comunitária que a cada dia conquistava mais o público e o coração do Votorantinense. E a idéia foi muito bem aceita .

Neste quase 3 anos de Tvv Esporte e Resumo da Bola , foram realizadas aproximadamente 350 entrevistas ,92 partidas de futebol transmitidas ao vivo (Copinha) , 120 partidas gravadas , duas finais de Cruzeirão , três finais de Taça cidade , finais do Campeonato Juvenil , Quarentão , Segunda e terceira divisões , cinqüentão e Veterano , e apresentados até esse mês de fevereiro 475 programas ao vivo , e 55 reportagens especiais para o jornalismo da Tv Votorantim .

E  a cidade pode mais . A Tv Votorantim quer fazer mais . Eu necessito fazer mais , porque os desportistas e praticantes de esporte desta cidade merecem . São apaixonados por esporte e pelo que praticam .
2013 ano de Jogos Regionais  . Faremos uma grande cobertura esportiva desse evento que vai sacudir a cidade . Que irá revelar nossos talentos para o mundo esportivo , que irá resgatar a nossa estima esportiva , ainda um pouco escondida dentro de cada um de nós , mas tenho certeza , iremos ampliar esse  espírito esportivo  nos quatro cantos da cidade .

Torço para que as ações da política esportiva sejam colocadas em prática pelo novo governo municipal . Que tenhamos opções de prática esportiva em abundância  em todas as modalidades e lugares , que tenhamos Ginásios esportivos  modernos e super lotados , quem sabe um Estádio de futebol para poder receber um time profissional , um centro olímpico de referência regional para treinamentos e alto nível e formação de atletas para a cidade , campos e gramados de futebol em condições de manter a integridade física dos altetas , professores e monitores trabalhado com dedicação e amor , com  a certeza de que não estarão somente formando atletas , mas sim  contribuindo com a formação do caráter e do cidadão .

Eu desejo muito mostrar tudo isso . comentar tudo isso , debater tudo isso . você é parte disto , portanto use o seu espaço , divulgue sua equipe , sua modalidade e seus eventos .
Com um espaço na TV dedicado ao esporte tenho certeza que irá aumentar o interesse das pessoas em praticar mais o esporte . que é vida , saúde . E para mim , é tudo.

(OTvv Esporte vai ao ar de segunda a sexta feira das 19h as 19h30 pelo canal 10 ou pela internet no www.tvvotorantim .com.br . as transmissões do futebol a partir de 10 de Março serão as 18hs aos Domingos )


Seleção da copinha eleita pelos jornalistas da Cidade :
Sespol ouviu imprensa que apontou os melhores da 18ª Copa Brasil Infantil de 2013

A Secretaria de Esportes e Lazer de Votorantm ouviu os jornalistas e reporteres que acompanharam a 18ª Copa Brasil de Futebol Infantil, neste ano e de acordo com a votação da imprensa, foram eleitos os melhores da competição, o destaque do torneio, o arbitro da Copinha e o melhor treinador. O destaque do torneio foi Clairton, meia do São Paulo, com 5 votos. O treinador de destaque foi Daniel Ribeiro, vice-campeão com o Bahia, com 5 votos. O arbitro que receceu mais votos foi Guilherme Ceretta de Lima, 4 votos.
E a seleção com os 11 melhores da Copinha foram esses:  Lucas Gomes (São Paulo, 5 votos); Carlos Maria (Bahia, 4 votos), Taubaté (Palmeiras, 2 votos), Igor Moraes (São Paulo, 3 votos) e Alisson (Bahia, 5 votos); Junior (Bahia, 5 votos), Geovani (Bahia, 5 votos), Lincoln (Grêmio, 5 votos) e Clairton (São Paulo, 6 votos); Jabá (Corinthians, 4 votos) e empatados, Gabriel (Inter), Jeferson, Palmeiras e Miulen (Corinthians) 3 votos cada.
Foram votados ainda, segundo os jornalistas ouvidos pela Sespol: laterais - Max (Bahia, 1 voto), Matheus (São Paulo, 1 voto),  Léo (Corinthians, 1 voto); zagueiros - Igor Neves (São Paulo, 1 voto) e Thiago (Palmeiras, 1 voto); volante -Gustavo (São Paulo, 1 voto), Matheus (Votorantim, 1 voto), Romilson (Bahia, 2 votos); armadores - Vitinho (Palmeiras, 1 voto), Christopher (Coritiba, 1 voto), Matheus (Corinthians, 1 voto), Darlan (Grêmio,  voto) e Jairo (Santos, 1 voto); atacantes - Gabriel Falconi (São Paulo, 1, Ivan (Bahia, 1 voto). Foram votados ainda na arbitragem: Saul Tavares, Jadeir Gomes e Eduardo Biruel (1 voto cada). Teve um voto ainda o técnico João Pedro Junior (Gremio) e Carlos Dalla (São Paulo).
Quem votou - Segundo a Sespol, votaram: Rivail de Oliveira (Folha de Votorantim), Eduardo Gouvea (site Super Futebol), Adriano Castor (Band FM/TV Votorantim), Gerson Junior (Radio Cacique/TV Votorantim), Nilson Duarte (Cruzeiro FM/TV Votorantim), Kaká Martins (TV Votorantim/Gazeta), Renata Cibele (jornalista) .